Demografia dos Núcleos de Segurança

do Paciente do Brasil - 2024

Demografia dos

Núcleos de Segurança do Paciente do Brasil 2024

Saiba mais sobre a iniciativa e participe!

Saiba mais sobre a iniciativa e participe!

GIF Infinito

Apresentação

Em 2022, uma das realizações da SOBRASP, em comemoração aos 9 anos do lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), foi a Demografia dos Núcleos de Segurança do Paciente no Brasil, com o objetivo de gerar um panorama dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) quanto à estrutura, funcionamento e composição.


Participaram da primeira edição da Demografia 400 NSP de serviços de saúde de estabelecimentos como hospitais, unidades de atenção primária, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), centros de medicina diagnóstica, entre outros, localizados nas cinco regiões do país.

De acordo com o Ministério da Saúde, “os NSP devem promover a prevenção, controle e mitigação de incidentes, além da integração dos setores, promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente. O NSP tem papel fundamental no incremento de qualidade e segurança nos serviços de saúde”.



Essa caminhada sistemática para o cuidado mais seguro e de qualidade se alicerça ao longo dos anos, desde antes do lançamento do PNSP em 2013, no trabalho de governos, agências reguladoras, sociedades técnico-científicas, universidades e centros de pesquisa, conselhos nacionais, hospitais públicos e privados, e órgãos de acreditação e de consultoria, expressando o trabalho e o esforço de milhões de trabalhadores da saúde, ainda mais exigidos em anos recentes em decorrência da pandemia pela Covid-19.

 

Inúmeros desafios estão colocados para todos os envolvidos e engajados na luta pela Segurança do Paciente. Um dos mais importantes é a disponibilidade de informações mais detalhadas sobre a evolução dos grandes eixos do PNSP desde o seu lançamento. Nesse sentido, louvamos enormemente o esforço da ANVISA e do Ministério da Saúde do Brasil na coleta de informações, em particular sobre os Núcleos de Segurança do Paciente e sobre as notificações de incidentes.


Como sociedade técnico-científica diretamente relacionada ao tema da Segurança do Paciente, julgamos ser muito relevante que a sociedade brasileira e todos os interessados no tema disponham de informações mais abrangentes os vários componentes do PNSP.


A segunda edição da Demografia dos Núcleos de Segurança do Paciente do Brasil, que também é uma iniciativa da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP), conduzida por seu Núcleo de Informações Estratégicas, visa preencher lacunas observadas na primeira edição e ampliar o escopo de informações estruturadas sobre os NSP.

A segunda edição da Demografia dos Núcleos de Segurança do Paciente do Brasil, que também é uma iniciativa da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP), conduzida por seu Núcleo de Informações Estratégicas, visa preencher lacunas observadas na primeira edição e ampliar o escopo de informações estruturadas sobre os NSP.

Na primeira edição da Demografia, em 2022, obtivemos a colaboração de responsáveis por 400 NSP, sendo que 87,5% da amostra foram de instituições hospitalares. Em 2024, nossos esforços se concentram no aumento significativo do número e diversificação dos estabelecimentos participantes, com foco especial na Atenção Primária.

Represente o seu NSP e participe!

E contribua para um diagnóstico nacional, gratuito, abrangente e preciso dos NSP no Brasil. Os resultados das contribuições poderão subsidiar o desenvolvimento de políticas e estratégias que visem contribuir para a tomada de decisões relativas à Segurança do Paciente em nosso país.


Clique aqui e preencha o formulário até 31/05
00 dias
00 horas
00 minutos
00 segundos

Sobre a Demografia

O questionário deste ano foi cuidadosamente revisado, à luz dos resultados da Demografia realizada em 2022, de modo que perguntas com pouca utilidade foram excluídas e outras, ausentes na primeira edição, foram adicionadas para enriquecer o panorama da estrutura, funcionamento e resultados dos NSP.


Todas as informações fornecidas para a Demografia dos Núcleos de Segurança do Paciente do Brasil estarão protegidas no contexto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Todos os dados serão anonimizados e nenhum estabelecimento será identificado e nem categorizado.


As instituições de saúde serão convidadas a participar através de e-mail e redes sociais, e o preenchimento deverá ser feito pelo coordenador de NSP ou do diretor técnico da instituição.

 

Os resultados pretendem servir ​​para fornecer insights e soluções estratégicas para responsáveis por NSP, administradores de saúde e formuladores de políticas e promover uma visão nacional que permita explorar melhores soluções na educação, prática clínica, gestão e experiência do paciente.

 

A Demografia dos Núcleos de Segurança do Paciente do Brasil é um programa de trabalho contínuo da SOBRASP, a ser aprimorado periodicamente visando superar limitações metodológicas e ampliar as informações de acordo com as necessidades do setor.


Estamos ansiosos para trabalhar com líderes de pensamento, instituições e, claro, os próprios profissionais e coordenadores de NSP, para garantir que possamos ter melhores e mais amplos dados, com foco nos desafios futuros e em como todos podemos trabalhar juntos para apoiar os NSP na oferta de um atendimento seguro e de qualidade aos usuários do sistema de saúde brasileiro.

Recomende

Clique no ícone do WhatsApp e compartilhe com seus contatos!

Clique no ícone do WhatsApp e compartilhe com seus contatos!

Botão do WhatsApp

Entendemos que essa iniciativa demanda múltiplos esforços, conjuntos e simultâneos de todos os interessados, e assim convidamos a todos que nos juntemos nessa caminhada em prol da Segurança do Paciente.


Se você conhece um(a) Responsável Técnico da Unidade ou Coordenador(e) de NSP, compartilhe esta iniciativa e convide para participar contribuindo com os dados de sua instituição!

Entendemos que essa iniciativa demanda múltiplos esforços, conjuntos e simultâneos de todos os interessados, e assim convidamos a todos que nos juntemos nessa caminhada em prol da Segurança do Paciente.


Se você conhece um(e) Responsável Técnico da Unidade ou Coordenador(e) de NSP, compartilhe esta iniciativa e convide para participar contribuindo com os dados de sua instituição!

Clique aqui para compartilhar

Quer falar com a gente?

Quer falar com a gente?

contato@sobrasp.org.br | www.sobrasp.org.br

contato@sobrasp.org.br

www.sobrasp.org.br

Perguntas e respostas sobre o preenchimento do questionário sobre a Demografia dos Núcleos de Segurança do Paciente no Brasil


1) Por que está sendo lançada a segunda edição da Demografia dos Núcleos de Segurança do Paciente no Brasil?

Os NSP estão em constante aprimoramento, conduzido pelos seus integrantes e respectivas instituições. Quais foram os avanços desde 2022? Surgiram novos desafios? Quais dificuldades persistem? Além da revisão do questionário, a segunda edição da Demografia pretende obter a colaboração de um número bem maior de NSP, bem como aumentar a representatividade de outros estabelecimentos de saúde, além dos hospitais, especialmente da Atenção Primária.


2) Por que preencher o questionário?

Ao preencher o questionário você irá participar e contribuir para um diagnóstico nacional e gratuito que subsidie o desenvolvimento de políticas e estratégias que visem contribuir para a tomada de decisões relativas à Segurança do Paciente em nosso país. Assim, como tantos outros hospitais, UPAs, centros de medicina diagnóstica, secretarias municipais de saúde, etc., você ajudará a fornecer uma visão mais completa e integrada sobre os NSP do Brasil. Somente a partir da colaboração de todos, poderemos ter um mapeamento mais consistente, completo e de utilidade para todos os interessados.


3) Quem pode preencher o questionário?

A SOBRASP recomenda que o questionário seja preenchido pelo Coordenador do Núcleo de Segurança do Paciente ou pelo Responsável Técnico da Instituição.


4) Qual a data limite para preencher?

Dia 31 de maio. Fique atento ao prazo e não deixe para a última hora.


5) O que acontece com os meus dados depois que eu preencher?

Todas as informações fornecidas estarão protegidas no contexto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Todos os dados serão anonimizados e nenhum estabelecimento será identificado e nem categorizado. Os resultados serão amplamente divulgados pela SOBRASP neste ano.


6) Qual o benefício para a minha instituição em preencher o questionário?

Você poderá comparar a sua instituição com as informações de outras instituições similares e avaliar discussões e ações de melhoria do seu NSP. Além disso, ao responder o questionário, você estará contribuindo para dar visibilidade às conquistas dos NSP e aos desafios que enfrentam no trabalho pela qualidade do cuidado e segurança do paciente/usuário. E é por meio dessa visibilidade nacional que ações de melhoria poderão ser pensadas e implementadas.


7) Tem que pagar para preencher?

Esta é uma iniciativa colaborativa e em nenhum momento terá custos para qualquer instituição que compartilhe seus dados. A SOBRASP oferece esta oportunidade gratuitamente aos NSP de todo o país e de qualquer tipo de estabelecimento de atenção à saúde.


8) Eu vou ter que pagar para ter acesso aos resultados da Demografia dos Núcleos do Paciente do Brasil 2024?

Não, você e/ou sua instituição não terão nenhum custo, os resultados serão disponibilizados gratuitamente pela SOBRASP para todas as pessoas da área da saúde do Brasil.


9) Eu posso compartilhar o questionário com outros NSP?

Se você conhece hospitais, UPAs, centros de medicina diagnóstica, secretarias municipais de saúde, etc., que tenham NSP, compartilhe este questionário para que o Coordenador do NSP ou o Responsável Técnico preencha e colabore com a criação deste mapeamento.

Envie este link para compartilhar por WhatsApp: 

Botão do WhatsApp
2024 - SOBRASP - Todos os direitos reservados.