Demografia dos

Núcleos de Segurança do Paciente

do Brasil



Demografia dos

Núcleos de Segurança do Paciente do Brasil 2024

GIF Infinito

Conheça os resultados da pesquisa sobre Núcleos de Segurança do Paciente do Brasil e contribua para o fortalecimento dos NSPs em todo o país.

A Demografia dos Núcleos de Segurança do Paciente do Brasil é uma iniciativa pioneira da SOBRASP e oferece uma análise aprofundada e de livre acesso sobre a estrutura e os desafios dos NSPs a partir de uma pesquisa anual realizada em diversas regiões e instituições de variados níveis de atenção à saúde do país.


Os resultados têm o objetivo de fornecer insights e estratégias para responsáveis por NSPs, administradores de saúde e formuladores de políticas, promovendo uma visão nacional que permita explorar melhorias na educação, prática clínica, gestão e experiência do paciente.


Essa iniciativa não só amplia o conhecimento sobre o setor, como também incentiva a criação de ambientes de cuidado mais seguros e mais eficazes em NSPs de todas as regiões do Brasil.



BAIXAR OS E-BOOKS DA DEMOGRAFIA DOS NSPs


Rumo a um cuidado mais seguro e de qualidade


Desde antes do lançamento do PNSP em 2013, governos, agências reguladoras, sociedades técnico-científicas, universidades, centros de pesquisa, hospitais públicos e privados, órgãos de acreditação e consultoria têm trabalhado juntos para promover um cuidado mais seguro e de qualidade. Este esforço coletivo envolve milhões de trabalhadores da saúde.


Desafios e Evolução



Um dos mais importantes desafios na luta pela segurança do paciente é obter informações detalhadas sobre a evolução dos principais pontos do PNSP desde seu lançamento. Para isso, a SOBRASP, através do Núcleo de Informações Estratégicas (NIE), que elabora e analisa a Demografia dos NSPs do Brasil, revisa e aprimora anualmente o questionário da pesquisa com base nos resultados da Demografia do ano anterior.


Esse processo garante que as perguntas sejam sempre relevantes e que a compreensão sobre a estrutura, funcionamento e resultados dos NSPs seja cada vez mais rica.

Proteção de Dados


Todas as informações fornecidas na pesquisa são protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Os dados são anonimizados para garantir que nenhum estabelecimento seja identificado ou categorizado.


Participação das Instituições


Instituições de saúde são convidadas a participar da pesquisa por e-mail e redes sociais. O preenchimento é realizado pelo coordenador de NSP ou pelo diretor técnico da instituição.


Programa Contínuo


A Demografia dos Núcleos de Segurança do Paciente do Brasil é um programa contínuo da SOBRASP, que busca superar limitações metodológicas e expandir as informações conforme as necessidades do setor.


Participe e ajude a transformar a segurança do paciente no Brasil!

De acordo com o Ministério da Saúde, “os NSP devem promover a prevenção, controle e mitigação de incidentes, além da integração dos setores, promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente. O NSP tem papel fundamental no incremento de qualidade e segurança nos serviços de saúde”.

Beixe o eookk

Baixe o e-book

Recomende

Entendemos que essa iniciativa demanda múltiplos esforços, conjuntos e simultâneos, de todos os interessados. Assim, convidamos a todos que nos juntemos nessa caminhada em prol da Segurança do Paciente.


Se você conhece um(a) Responsável Técnico da Unidade ou Coordenador(a) de NSP, compartilhe esta iniciativa e convide para participar, contribuindo com os dados de sua instituição!

Entendemos que essa iniciativa demanda múltiplos esforços, conjuntos e simultâneos de todos os interessados, e assim convidamos a todos que nos juntemos nessa caminhada em prol da Segurança do Paciente.


Se você conhece um(e) Responsável Técnico da Unidade ou Coordenador(e) de NSP, compartilhe esta iniciativa e convide para participar contribuindo com os dados de sua instituição!

Clique aqui para compartilhar

Perguntas e respostas sobre o preenchimento do questionário sobre a Demografia dos Núcleos de Segurança do Paciente no Brasil


1) Por que a Demografia dos Núcleos de Segurança do Paciente do Brasil?

Os NSP estão em constante aprimoramento, conduzido pelos seus integrantes e respectivas instituições. Quais os avanços ao longo dos anos? Quais são os novos desafios? Quais dificuldades persistem? Além da revisão do questionário, as edições anuais da Demografia pretendem obter a colaboração de um número cada vez maior de NSPs, bem como aumentar a representatividade de todos os estabelecimentos de saúde, incluindo Atenção Primária e outros, além dos hospitais.


2) Por que preencher o questionário?

Ao preencher o questionário, você contribuirá para um diagnóstico nacional e gratuito que subsidia o desenvolvimento de políticas e estratégias voltadas à Segurança do Paciente no Brasil. Assim como muitos hospitais, UPAs, centros de medicina diagnóstica e secretarias municipais de saúde, você ajudará a fornecer uma visão mais completa e integrada sobre os NSPs no país. Somente com a colaboração de todos, poderemos obter um mapeamento mais consistente, completo e útil para todos os interessados.


3) Quem pode preencher o questionário?

A SOBRASP recomenda que o questionário seja preenchido pelo(a) Coordenador(a) do Núcleo de Segurança do Paciente ou pelo(a) Responsável Técnico da Instituição.


4) Qual a data limite para preencher?

A data limite depende de cada edição e é anunciada com antecedência pela propria SOBRASP.


5) O que acontece com os meus dados depois que eu preencher?

Todas as informações fornecidas são protegidas no contexto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Todos os dados são anonimizados e nenhum estabelecimento é identificado e nem categorizado. Os resultados são amplamente divulgados pela SOBRASP a cada ano.


6) Qual o benefício para a minha instituição em preencher o questionário?

Você pode comparar a sua instituição com outras similares e avaliar para uso em discussões e ações de melhoria do seu NSP. Além disso, ao responder o questionário, você está contribuindo para dar visibilidade às conquistas dos NSPs e aos desafios que enfrentam na busca pela qualidade do cuidado e segurança do paciente/usuário. Essa visibilidade nacional permite que ações de melhoria sejam continuamente pensadas e implementadas.


7) Tem que pagar para preencher?

Esta é uma iniciativa colaborativa e em nenhum momento terá custos para qualquer instituição que compartilhe seus dados. A SOBRASP oferece esta oportunidade gratuitamente aos NSP de todo o país e de qualquer tipo de estabelecimento de atenção à saúde.


8) Eu vou ter que pagar para ter acesso aos resultados de alguma edição da Demografia dos Núcleos do Paciente do Brasil?

Não, você e/ou sua instituição não terão nenhum custo. Os resultados serão disponibilizados gratuitamente pela SOBRASP para todos os profissionais da área da saúde no Brasil.


9) Eu posso compartilhar o questionário com outros NSP?

Sim, se você conhece hospitais, UPAs, centros de medicina diagnóstica, secretarias municipais de saúde, etc., que tenham NSPs, compartilhe este questionário para que o Coordenador do NSP ou o Responsável Técnico possa preenchê-lo e colaborar com a criação deste mapeamento.

2024 - SOBRASP - Todos os direitos reservados.